09/09/2016

Obra Limpa - Pensando Verde

| |
Bom dia Vizinho, como vai as obras?

Alguns vizinhos aqui já estão bem adiantados e alguns na fase de limpeza da obra.

Você já deve ter notado que construir ou reformar acumula muito lixo seja por materiais quebrados, suas sobras, embalagem dos materiais entre outros.

Qual a solução? Contratar uma caçamba que pode ficar uma semana, lá você joga tudo que couber e pronto, sua obra está limpa. Mas podemos fazer melhor do que isso. Como já falei aqui no blog, trabalho no ramo da construção civil, e nas obras que fazemos há as famosas BAIAS, nelas separamos nãos apenas os materiais que serão utilizados, mas também os descartes da obra.


Já aviso que a grande parte dos mestres e ajudantes de obra acha essa separação uma perca de tempo, mas vamos novamente pensar VERDE e praticar a reciclagem?

Você pode criar um sistema de reciclagem na obra, seja com baias, bombona ou dependendo do tamanho da sua obra, com caçambas. Essa medida pode te causar uma economia com o aluguel de caçambas, solicitando as mesmas apenas para os entulhos.

Você sabia que plástico, papel, gesso, concreto, vidro e madeira podem ser reciclados?

Com alguns deles você pode até ganhar dinheiro (papel, plástico) e com os outros o descarte correto ajuda na proteção do meio ambiente.

Já aviso que não é tarefa fácil, você vai precisar entrar em contato com as empresas responsáveis pelas caçambas e questionar se os mesmos possuem lugar para descartes legalizados, porque se for pra recolher e jogar em terrenos abandonados não pode né?


Lembre-se também que um canteiro de obras limpo evita os acidentes!

Que acham da ideia? Pode deixar sua sugestão ou critica que irei ler e responder, ok?!


Tchau vizinho e até a próxima postagem.

(Ah!, depois vou fazer uma postagem falando sobre a reciclagem de blocos e concretos, o que é feito com eles, blz?)

2 comentários:

  1. Eu acho a ideia super válida até porque temos que pensar sim no meio ambiente e quem acha bobagem é ignorante porque todos sabemos da importância dessas pequenas ações que fazem uma grande diferença no final. Adorei seu post e obrigada pela dica vizinha!

    Beijocas !
    ♡ Casal Be&Be ♡

    ResponderExcluir
  2. Também acho que obra limpa é muito importante, só que essas caçambas são pequenas, e muito caras. Aqui na minha cidade tem um pessoal que trabalha com caminhões, e recolhem os entulhos, e o preço é bem acessível quando comparado com a caçamba. E fica uma bagunça na frente da construção essas caçambas. Outra coisa é que entulho é um risco para atrair escorpião, aranha , formigas, baratas, etc. Jogamos ao redor da nossa casa que não tem vizinhos um veneno para eliminar a entrada desses insetos. Os pedreiros até que não desperdiçaram material, mas para fazer as caixas de tomadas e interruptores tem que cortar o reboco, e já foram 4 caminhões, e provavelmente daqui uns 20 dias que acaba a obra mais um caminhão. Se fosse caçamba iria precisar de umas 12 ou 14 ...Além da limpeza tem que pensar na economia...Aqui na minha cidade essas empresas de caçambas estão falindo pela má administração dos donos da empresa, pois serviço tem, mas o preço é abusivo e demoram muito para entregar e buscar. Ótimo post, pois dá diversos tipos de discussões, e alertar o pessoal que está construindo!!! Abraços!!!

    http://odiariodaconstrucao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira Feliz!
Deixe seu comentário, critica ou sugestão!

© Template por Design 4Bloggers - Todos os direitos reservados. imagem-logo