07/04/2017

13 Porquês - 13 Reasons why - Nova sensação da Netflix

| |
Bom dia Gnt!

13 porquês - esse é o nome de uma série que chegou há alguns dias atrás na Netflix e que tem causado grande alvoroço.

Comecei o primeiro episodio sem grandes expectativas, mas quando fui perceber já tinha visto todos os episódios de uma só vez!


Eu sinceramente nem sei por onde começar! Então vamos por partes?

O Livro
Era um livro, caiu nas mãos de Selena Gomes que logo comprou os direitos autorais pra adaptar às telonas.


Sinopse



Uma caixa de sapatos é enviada para Clay (Dylan Minnette) por Hannah (Katheriine Langford), sua amiga e paixão platônica secreta de escola. O jovem se surpreende ao ver o remetente, pois Hannah acabou de morrer. Dentro da caixa, há várias fitas cassetes, onde a jovem lista os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida - além de instruções para elas serem passadas entre os demais envolvidos.
Cada episódio é narrado por 1 lado da fita, onde cada motivo e pessoa envolvida é revelado.






A vítima


Hannah (Katheriine Langford) acaba sendo eleita a mais "gostosa" do colégio, o quê ninguém imaginava é que isso levaria sua vida ladeira à baixo e a colocaria na mira de muitas pessoas. Durante os episódios fica claro que a sua vida era bem mais complicada do que podiam imaginar.



O Casal
Clay (Dylan Minnette) e Hannah (Katheriine Langford) formam o "casal" mais lindo que você verá esse mês na Netflix, a química entre eles é imensa. Ambos estudam e trabalham em um cinema da cidade.



As Amizades desfeitas




Hanna, Jessica e Alex mostram como nossas amizades podem ser rasas e descartáveis e isso tudo por que escolhemos que elas sejam assim. 


As amizades construídas
Clay e Tony desenvolvem a amizade mais e sincera e fofa da série, mostrando que amigos verdadeiros devem sim ser guardados do lado esquerdo do peito.



Os Babacas
Presentes em todas as escolas, os babacas ignoram que suas ações podem causar danos irreparáveis para os outros e para eles mesmos.

Sem maquiagem

Suicídio não é pra ser levado com descaso, não é pra ser encarado como normal e a série deixa isso bem claro, em alto e bom tom! 
O tema é tão forte que os próprios atores precisaram de suporte psicológico durante as filmagens.


A dor de uma mãe
Eu também sou mãe de uma menina. A dor que ela sente é quase palpável.


Última chance
Uma das cenas que mais me chocaram foi essa, em que Hannah busca uma última ajuda, alguém que a faça repensar seu suicídio, mas não, seus pedidos de ajuda são ignorados.
O quê me faz pensar: Preciso estar atenta aos sinais, quantas Hannah já vieram até mim pedindo ajuda? Quantas eu ajudei? Quantas ignorei por estar atarefada com minhas próprias preocupações? Quantas já morreram sem minha ajuda?


Essa não é uma série pra adolescentes.
Essa não é uma série com um tema irreal.
É uma série que aborta um tema tão real quanto o ar que nós respiramos. Talvez você já passou por isso e quem sabe seus filhos ainda passarão por isso. E são por esses motivos que precisamos estar atentos, com todos os alertas ligados pra quê isso tenha um fim, pra que esses adolescentes encontrem uma ajuda, um porto seguro, uma mão que os sustentem.
Por fim, é isso.



23 comentários:

  1. Sinceramente? Sua resenha foi a melhor que vi, que encarou os personagens de uma forma diferente! Saindo de toda a mesmice, eu tambem devorei a serie em um dia e até fiz uma postagem no Dossiê falando sobre. Amei o fato de você não ter usado a palavra "Bullying" nenhuma vez, nao aguentava mais ver essa palavra hahaha

    Beijocas,
    Dossiê de Verão | Fanpage | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, feliz com esse elogio, e sobre o bullying: detesto essa palavra e não acho que ele seja o tema central, há muito mais coisas envolvidas nessa série, bullying é apenas mais uma delas.

      Excluir
  2. Oi Sara
    Comecei ontem e infelizmente n pude devorar a série
    heheheheheeehehehehe
    Baixei alguns episódios pq as vezes sobra um tempinho na hora de almoço...
    Mt boa sua resenha, bem real, sem ser fantasiosa, luxuosa cm mts estão encarando

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, eu só consegui pois no dia minha baby estava de boa, coisa muito rara kkk!
      Agradeço o elogio!

      Excluir
  3. Todo mundo falando, a série parece ser maravilhosa e a história é bem envolvente. Tenho que assistir já.

    https://blogincensurado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Menina que resenha boa, você descreveu o filme de um jeito que nunca vi ninguém fazer, Selena Gomes leu o livro e comprou os direitos autorais? Precido ver também, super amei sua renha sério
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, é uma série que vale a pena ver sim!

      Excluir
  5. Uau Sara! Que série mais complexa, fiquei lendo aqui e pensando o quanto deve mexer psicologicamente com as nossas emoções. Com certeza vou assistir para conferir.
    Adorei a dica, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e depois conta pra gente o que achou, acho legal ver a opinião de todos!

      Excluir
  6. Oi, Sara... Também amei a série, como eu disse no meu post, ela é triste e pesada, mas aborda temas que precisam ser tratados, como machismo, depressão, suicídio.

    Sua resenha ficou maravilhosa, parabéns. Beijos, boa semana <3

    https://nossaquevicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida Luana, mesmo que doa é preciso que os jovens sejam alertados!

      Excluir
  7. essa série mostrar dor e sofrimento de uma familia enquanto alunos que sao as razões tentam esconder os motivos ne. é muito real mesmo e bem triste =\ amei a forma como vc explica tudo, bem separado e claro. q as pessoas tomem consciencia ne, espero q sim. parabens pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço Daiana, realmente enquanto alguns levam suas vidas normalmente, outros sofrem e sozinhos!

      Excluir
  8. SUA RESENHA FICOU MARAVILHOSAAAAA, NAO CONHECIA ESSA SERIE! BEIJINHOSS!

    ResponderExcluir
  9. Oi Sara,

    Eu tô um pouco por fora da série, acredite se quiser. Ainda não tive a oportunidade de ver, mas quero sim tirar um tempo para entender toda a comoção que a série criou. Não me interessei em ler o livro e tudo vai depender se eu gostar da série. Não tenho isso de "ai vi a série, então não vou ler".

    Enfim, tomara que me toque e emocione como tá acontecendo com todo mundo. :)

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu não conhecia o livro então fica dificil dizer se está igual, mas a série está muito boa!

      Excluir
  10. Bom, minha fase já passou, meus filhos são adultos agora, mas com toda certeza eu ia adorar ler esse livro, é tão bom quando alguém faz a gente se sentir normal né? rsrs
    Saber que não sou a única que pensa da mesma forma, ser mãe é tudo pra mim, mas tem momentos bons e ruins como tudo na vida!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  11. Que livro maravilhoso!
    Tudo que se fala em Maternidade é muito bom!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Ser mãe é uma tarefa muito difícil porque uma outa pessoa depende de nós e nem sempre acertamos, mas sempre estamos tentando nos adaptar as situações que aparecem.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a serie mexeu muito comigo to doida pra ver a 2 temporada..
    http://www.gordinhaestilosa.com.br

    ResponderExcluir
  14. A historia parece ser bem complexa, comecei asistir hoje.

    ResponderExcluir
  15. Eu assisti essa série tão devagar quanto foi possível. É um tema pesado de mais pra mim. Já sofri bullyng, já cogitei suicídio. Tenho um filho, um bebê, e foi somente nele que eu pensei durante toda a série. Um dia ele será adolescente. Poderá sofrer ou fazer alguém sofrer, ou até mesmo pode ser como o Clay. Acho importante que muitas pessoas assistam e comentem sobre a série. Queria que mais pais e mães assistissem e começassem a reparar mais em seus filhos

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira Feliz!
Deixe seu comentário, critica ou sugestão!

© Template por Design 4Bloggers - Todos os direitos reservados. imagem-logo